"Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é suficiente. É preciso também saber querer, aprender a saber querer, o implica aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com os nossos sonhos estratégicos”. Paulo Freire (1997)
QUERER:
Ter intenção; ou vontade de; almejar: manifestar vontade
ferrenha
Já desde os primórdios do mundo,
o que movimenta o homem, e a criação das coisas, é o QUERER, mas com o sentido
mais filosófico do que material, o que impulsionou a evolução da sociedade foi o
querer das coisas.
Em primeiro momento espiritual,
com a adoração aos deuses, sempre lhes pedindo algo., depois a necessidade dos
prazeres, e da sobrevivência, o querer por bens, condições, e qualidade de
vida, surge então o querer das coisas.
Com a evolução desta sociedade,
idade antiga, revolução industrial, inventos, artes, musicas, todas estas
evoluções foram saciando o desejo exatamente o QUERER.
Porém, o mundo não precisa ser
mudado o que precisa ser mudado são as atitudes das pessoas, são pensamentos que
ficam só no papel, sem forças para seguirem em frente, realmente QUERER é
fundamental, mas temos que ter forças, juntar propostas e avaliar o que de fato
se pretende em quaisquer objetivos.
Na Educação Brasileira, já hoje, na
atualidade, e pelas ocorrências mais recentes, precisamos ir às ruas para fazer
valer os nossos direitos.
Fica óbvio de que o QUERER requer
ingredientes adicionais como ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO, ORGANOGRAMA, CRONOGRAMA,
Podemos entender que a
necessidade de estruturação do sistema educacional deu-se pela vinda de
trabalhadores e famílias para sua edificação; Ainda assim tanto a Constituição
Federal como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB estabelecem que:
“a
educação, é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade
e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho”.
Pensar sobre o papel que a
educação cumpre na atualidade requer pensar sua função, sua organização e o
envolvimento dos sujeitos; requer, sobretudo, pensar nas realidades que vivem e
convivem no espaço escolar,
Considerando o momento em que as
desigualdades e injustiças sociais expõem os equívocos de um modelo de
desenvolvimento econômico e social que visa apenas ao lucro imediato de uma
minoria e transforma as relações humanas em relações de mercado.
Dessa forma, proporcionar uma
educação que possibilite o desenvolvimento do pensamento crítico, que
problematize a realidade e a comunidade, que reconheça o território de
influência da escola no desempenho de sua função de formadora de sujeitos
históricos é, a nosso ver, o caminho para fazer uma educação que seja
transformadora da realidade.
De forma mais abrangente, uma
rede de ensino necessita que sua ação e seu trabalho sejam orientados por uma
linha, uma concepção de educação, não só fundamentada no QUERER, mas sim no
QUERER E REALIZAR.
Este conceito de trazer a vontade
com o significado profundo de QUERER, não pode ser apenas filosófico, nem
tampouco politicamente demagogo, mas sim como meta de ser idealizada, realizada,
de ser conquistada como resultado final atingido
Querer não é só o poder, querer é
sim o realizar com o objetivo maior de alcançar o bem social.
Muito bom!! Mas está faltando dizer quem são vocês...
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