Entrevista da professora Marcilene Perandini Paes feita pelos alunos do blog.
1 - O que você espera quando
começar a lecionar?
R: Espero poder passar um pouco
daquilo que aprendi para meus alunos e sempre despertar o interesse em
aprender. Quero que eles sempre se lembrem de mim como uma ótima professora.
2 - Qual o seu maior objetivo
dentro de sala de aula?
R: Fazer com que meus alunos
aprendam cada dia uma coisa nova.
3 - Como você
acha que deve ser a interação pai/professor/aluno?
R: Deve ser uma
relação onde o respeito seja algo imprescindível. O pai deve estar sempre ciente
do que acontece com seu filho, e o professor também deve saber algumas
informações sobre o aluno para poder ser trabalhado em sala de aula.
4 - Você
acha que o ensino pode sofrer mudanças ao longo do tempo?
R: Sim,
acho que o ensino tem muito que melhorar e avançar, as escolas devem dar
suporte para seus professores, tanto na parte pedagógica como na parte de
material para desenvolver atividades com seus alunos.
5 - Com
todas as dificuldades que um professor enfrenta nos dias de hoje, você acha o
salário justo?
R: Não. Muitos
professores sofrem para dar aulas para seus alunos, principalmente no norte do
nosso país, a frase ‘’ O professor merece um salário de um deputado e o
prestigio de um professor de jogador de futebol’’ descreve tudo o que penso em
relação a nossa profissão no Brasil, muitas pessoas não se dão conta que sem um
professor as outras profissões não existiriam, pois sem um professor não teria
como ser passado nada para nenhum aluno de nenhuma idade. Bons salários indicam que a instituição investe nos
melhores professores do mercado.
6- O que
você pretende fazer para ser a diferença?
R: Acima
de tudo entender o meu aluno e as dificuldades que ele apresenta em sala de
aula, para assim, poder fazer um trabalho satisfatório com ele. Trabalhar de forma
divertida, pois assim muitas coisas conseguem ser fixadas de forma mais rápida
na cabeça das crianças.
7 - Você
acha que o aluno deve ter auxilio dos pais nas tarefas de casa ou ele deve
fazer sozinho, mesmo que erre?
R: Não. O
aluno deve arriscar fazendo sozinho a tarefa já mostra certa independência,
quando criança são muito dependente de seus pais, então e conseguir fazer a
lição de casa sem a ajuda deles já mostra que eles estão ‘’prontos’’ para
desenvolver algumas atividades sozinhos. Mesmo que erre o pai deve deixar que
ele tente, se perceber pode sim dar algum auxilio, assim como a professora
daria em sala de aula, mas sempre deixando com que a criança desenvolva a maior
ou toda parte sozinha.
8 - Você
acha que a escola deve estar sempre em contato com os pais para passarem tudo
que diz respeito ao seu filho?
R: Sim,
pois às vezes o pai não sabe de certas atitudes do filho e precisa estar ciente
de tudo que acontece, muitas vezes por trabalharem muito não são sempre
presente na vida dos filhos, e com esse feedback dado pela escola ele vai se
atentar a coisas que ele muitas vezes nem tinha notado.
9 - O que
você espera da Coordenação e Direção da escola?
R:
Parceria. Um trabalho para ser bem feito deve ter sempre um grupo em sintonia,
devemos respeitas a hierarquia e com isso desenvolver trabalhos para o melhor
aproveitamento da escola e dos alunos, Coordenação e Direção devem estar sempre
presente nos projetos dos professores e dar todo auxilio que eles precisam,
devem também orientar qual a melhor maneira de trabalhar com os alunos.
10 - Você
acha que a escola deve manter professores antigos no quadro de funcionários?
R: Sim.
Uma escola onde tem um grande rodízio de funcionários pode passar uma imagem
não muito boa, e isso pode interferir no desenvolvimento da mesma, a escola
deve estar sempre valorizando o seu educador.
11 - Em
sua opinião, qual a importância da educação infantil?
R: A
educação infantil é onda a vai dar inicio a aprendizagem em sua vida, vai
desenvolver suas capacidades motoras, afetivas e relação social. O contato das
crianças com seus educadores já é um aprendizado, a criança desenvolve
autonomia fazendo com que ela perceba que ela é capaz de interferir no meio
onde ela vive.
12 - O
que é mais importante aprender nessa fase?
R: Nessa
fase tudo a criança aprende brincando, pois é a maneira que elas conseguem
assimilar as coisas. Elas irão aprender as cores, letras, músicas, irão
trabalhar com tintas, muitas vezes vão dizer que elas só brincam e não aprendem
nada, mas é brincando que elas irão se desenvolver.
13 - O
que isso pode trazer de benefícios para elas em curto e longo prazo?
R: Em
curto prazo: Elas vão interagir com seus colegas da sala, vão aprender coisas
novas e acima de tudo vão estar se desenvolvendo. Longo prazo: Muitas das
brincadeiras, músicas e jogos elas vão levar para o resto da vida, pode passar
anos, às vezes essa criança já se tornou um adulto, pode não lembrar de todos
os detalhes de como era a sala de aula, o nome de todos os seus colegas ou até
mesmo o nome da professora, mas muitas vezes lembraram do nome de um livro, uma
música e uma brincadeira que foi feita com ela e isso prova que a escola
contribuiu para o seu crescimento.
14 - Qual
o seu recado para o professor da educação infantil?
R: Eduque com
muito amor, deixe seus alunos sentirem esse amor. Não faça nada sem vontade, a
sala de aula é sua casa, é onde você poderá colocar todas as suas idéias em
praticas, respeite seu aluno e imponha respeito também. Viva o sonho de ser
professor!
Eu, Marcilene
Perandini Paes, portadora do RG 24.315.184-6 e CPF 161.647.748-29, autorizo que
essa entrevista seja publicada no blog ‘’Pensadores da Educação’’
São Bernardo
do Campo 01/11/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário